quinta-feira, 30 de setembro de 2021

HISTÓRIA DA CRIAÇÃO E FUNDAÇÃO DA AALC – ACADEMIA ALAGOANA DE LITERATURA DE CORDEL

Os passos que ruminaram na fundação da AALC – Academia Alagoana de Literatura de Cordel começaram em abril de 2017, quando Mira Dantas convidou os cordelistas Cícero Manoel, Cristóvão Augusto e Jorge Calheiros, para ministrarem uma palestra sobre Literatura de Cordel, na Biblioteca Pública Estadual  Graciliano Ramos, onde era coordenadora.

No dia da palestra, apareceram três cordelistas iniciantes, Marcos Brandão e o casal Alexandra Lacerda e Ciro Veras. Ao final da palestra os cordelistas se reuniram para trocar cordéis e Cícero Manoel, que já mantinha contato com Cristóvão Augusto e outros poetas do estado, sugeriu a criação de uma associação de cordelistas alagoanos para unirem forças em nome da Literatura de Cordel. 

 

Cordelistas reunidos após a palestra realizada em 27 de abril de 2017.

Depois daquela palestra, os cordelistas foram mantendo contato pelas redes sociais e marcaram uma reunião na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos para acenderem a ideia da criação da associação.

A reunião aconteceu em 23 de maio de 2017 e estiveram presentes: Mira Dantas, Cristóvão Augusto, Jorge Calheiros, Cícero Manoel e sua namorada Edivania Silva, Alexandra Lacerda, Ciro Veras e sua mãe. Durante a reunião os poetas expuseram a ideia da criação da associação dos cordelistas alagoanos.  Foi então, que Mira Dantas sugeriu a criação de uma academia. Recordaram, os poetas, que já existiam algumas academias de Literatura de Cordel em outros estados e por unanimidade votaram pela criação de uma academia.

 

 
Reunião de 23 de maio de 2017.

Passaram-se alguns meses e os cordelistas só voltaram a se reunir em 15 de setembro daquele ano. Estiveram presentes, os poetas: Ciro Veras, Alexandra Lacerda, Cícero Manoel, Cristóvão Augusto, Jorge Calheiros, Maria José de Oliveira, a "Mariquinha" (1960-2019) e Manoel Apolônio. Vale destacar o não comparecimento do poeta José Nascimento, que não pode participar da reunião, mas estava engajado no projeto.

Naquela reunião Ciro Veras e Cristóvão Augusto apresentaram o primeiro estatuto. Aquele momento marcou a criação da AALC - Academia Alagoana de Literatura de Cordel. Ali também foi criada a primeira diretoria:

 

Presidente: Ciro Veras

Vice-presidente: Cristóvão Augusto

Tesoureira: Alexandra Lacerda

Secretário: José Nascimento

Assessor de comunicação: Cícero Manoel

Conselho fiscal: Jorge Calheiros, Manoel Apolônio e Mariquinha

 

Também ficou decidida naquela reunião a data da fundação da academia. Com o total apoio de Mira Dantas, foi escolhida a tarde do dia 30 de setembro, durante a 8ª Bienal do Livro de Alagoas e a solenidade aconteceria no estande da SECULT.

 

 
Reunião para apresentação do estatuto e criação 
da primeira diretoria da AALC, em 15 de setembro de 2017.

 

A solenidade de fundação da AALC aconteceu às 14h do dia 30 de setembro de 2017. Estiveram presentes sete dos oito fundadores. Alexandra Lacerda, Cícero Manoel, Ciro Veras, Cristóvão Augusto, Jorge Calheiros, Manoel Apolônio e José Nascimento. A cordelista Mariquinha não pode estar presente.

Também participaram do momento outros cordelistas que logo após a fundação procuraram o presidente Ciro Veras para adentrarem na Academia. Entre eles estavam, Marcos Brandão, Charles César e Silvano Gabriel. Também participaram da solenidade, representantes da Academia Sergipana de Literatura de Cordel e o professor e poeta Cosme Rogério. O encerramento se deu com os poetas recitando cordéis.

 Apresentação dos fundadores da AALC em 30 de setembro de 2017.
 

 Fundadores e participantes da fundação da AALC em 30 de setembro de 2017.

Para sede da academia recém-criada, Mira Dantas cedeu uma sala no sótão da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos. A sala ganhou uma linda ornamentação feita por Alexandra Lacerda e Ciro Veras. Com a entrada de novos membros para ocuparem as cadeiras vagas, foi definida uma data para a inauguração da sede e para a entrega dos certificados de membros efetivos da AALC.

Em 23 de abril de 2018 a maioria dos membros se reuniram na sede para participarem da sua inauguração. O momento contou com uma apresentação da dupla de repentistas, João Procópio e Inácio Medeiros, além de recitação e lançamento de cordéis.

 

Inauguração da sede da AALC em 23 de abril de 2018.
 

Cordelistas expondo seus certificados 
de membros efetivos da AALC em 23 de abril de 2018.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário