domingo, 1 de dezembro de 2013

O PLANTADOR DE LARANJA




















Moro aqui em Mundaú
Na maior tranquilidade.  
Possuo um taco de terra,
Num sítio dessa cidade:
Só planto Laranja Lima
Na minha propriedade.

Eu colho Laranja Lima
De inverno a verão.
Sou um grande produtor,
Importo de caminhão,
Laranja Lima é o ouro
Dessa minha região.

Aqui nesse município
Eu nasci e me criei.
Por aqui uma morena
Uma tarde eu avistei.
Olhei três vezes pra ela
E logo me apaixonei.

Era uma moça bonita
Do olhar encantador.
Fiquei maluco por ela,
Enlouqueci de amor,
Sonhei me casar com ela
Aqui nesse interior.

Então, eu lhe procurei
Aqui nessa região
E pra ela declarei
Toda a minha paixão.
Pedi ela em namoro
E lhe dei meu coração.

Depois que me declarei
A moça chegou zombar.
Olhou pra mim no momento
E chegou a me falar:
“Cum plantador de laranja,
Eu não quero me casar!”

Fui pra casa magoado
Sofrendo com minha dor.
Sempre fui homem direito,
Bastante trabalhador...
Mas a bonita morena
Não aceitou meu amor.

Outro dia na cidade
Avistei num reservado
Ela sentada no colo
Dum cabra mal encarado
Dos olhos da cor de brasa
E do corpo tatuado.

Não aguentei ver aquilo,
Doeu o meu coração.
Meses depois avistei
Ela na televisão
Do lado do namorado
Na mala dum camburão.

Demorei pra esquecê-la.
Fiz o papel de pamonha.
Em vez dum cabra direito,
Não quis a tal sem vergonha
Um plantador de laranja,
Preferiu um de maconha.


(Cícero Manoel, Santana do Mundaú-AL, 29 de novembro de 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário